O Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica, em Brasília, recebeu o Centro de Comando e Controle Móvel composto por três viaturas integradas para fortalecer a eficiência operacional da Força Terrestre.
No dia 26 de novembro, o Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica, em Brasília, recebeu o Centro de Comando e Controle Móvel (CC2 Mv) Grande Unidade. Desenvolvido integralmente pela Base Industrial de Defesa, o novo CC2 Mv representa um avanço significativo de modernização tecnológica, ampliando a consciência situacional e fortalecendo a eficiência operacional da Força Terrestre. Agência Gov | Via Exército
O CC2 Mv foi entregue pelo Projeto de Sensoriamento e Apoio à Decisão Fase 2 (Pjt SAD 2) do Programa Estratégico do Exército Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (Prg EE SISFRON) e permanece sob a responsabilidade da Companhia de Comando e Controle do CCOMGEx.
O CC2 Móvel é composto por três viaturas integradas - “Autoridades”, “Células” e “Apoio de TI”, cada uma projetada para desempenhar funções específicas. Juntas, essas estruturas integram um ambiente capaz de sustentar o fluxo de informações necessário à construção e à manutenção da consciência situacional em cenários que exigem rapidez de resposta e integração tecnológica.
Flexibilidade, interoperabilidade e segurança
No interior das viaturas, a arquitetura física e lógica foi concebida para proporcionar as ligações da estrutura militar de comando com os escalões superior e subordinado. Sistemas de tecnologia da informação e comunicações integrados garantem a circulação de informações em tempo real entre as tropas no terreno e os escalões superiores.
Os sistemas embarcados permitem estabelecer e manter a transmissão contínua e segura das informações, garantindo flexibilidade e interoperabilidade, favorecendo sua aplicação em diferentes contextos operacionais, inclusive em ambiente interagências.
Sensoriamento e apoio à decisão integradosA entrega marca mais uma etapa do ciclo de modernização conduzido pelos Projetos de Sensoriamento e Apoio à Decisão (SAD/SISFRON), que envolvem a implantação de sensores, sistemas de vigilância, comunicações, tecnologia da informação, além das infraestruturas que compõem os centros integrados. Esses sistemas ampliam o monitoramento territorial e fortalecem o comando e controle das operações em áreas sensíveis.
Nesse cenário, o CC2 Móvel se destaca como o elo que reúne diversos sistemas em ação coordenada: é a plataforma onde as informações são recebidas, analisadas e transformadas em decisões rápidas e precisas, contribuindo de forma decisiva para o efetivo monitoramento e controle da fronteira.

Comentários
Postar um comentário