Pequim, 25 jun (Xinhua) -- A empresa China National Offshore Oil Corporation (CNOOC) anunciou nesta quarta-feira a entrada em plena operação da segunda fase do seu principal campo de gás no Mar do Sul da China, marcando a conclusão do maior projeto de gás natural offshore do país até o momento.
Esse avanço elevou a capacidade de produção do campo de gás, chamada Shenhai Yihao ou Deep Sea Nº 1, para o total planejado de 4,5 bilhões de metros cúbicos por ano, de acordo com a CNOOC, maior produtora de petróleo e gás offshore da China.
O campo de gás possui reservas comprovadas de mais de 150 bilhões de metros cúbicos de gás natural. A produção da primeira fase do projeto começou em junho de 2021.
O gás natural extraído do campo é transportado aos terminais costeiros de Hong Kong, Sanya de Hainan e Zhuhai de Guangdong, abastecendo regiões econômicas importantes, ao mesmo tempo que se integra à rede nacional de gasodutos.
Esta segunda fase representa o mais desafio do projeto de gás em águas profundas do país, operando sob as maiores temperaturas e pressões já enfrentadas na exploração offshore chinesa.
Em detalhes, o projeto opera em águas com mais de 1.500 metros de profundidade, perfura poços abaixo de 5.000 metros e suporta temperaturas de até 138°C e pressão superior a 69 MPa - equivalente a mil vezes a pressão de uma panela de pressão doméstica.
O gerente do projeto Liu Kang disse que a infraestrutura de produção e o conhecimento técnico adquirido por meio do projeto ajudam na futura exploração do complexo de petróleo e gás em águas profundas, aumentando o papel dos recursos marinhos no apoio ao abastecimento de energia nacional.
(China National Offshore Oil Corporation/Divulgação via Xinhua)
(China National Offshore Oil Corporation/Divulgação via Xinhua)
(China National Offshore Oil Corporation/Divulgação via Xinhua)
Xinhua
Comentários
Postar um comentário