Saúde começa a distribuir doses da vacina contra Vírus Sincicial Respiratório esta semana.






O Ministério da Saúde fechou a compra de 1,8 milhão de doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Esse vírus é o principal causador de bronquiolite em recém-nascidos. A distribuição do primeiro lote, com 673 mil doses, começa esta semana aos estados, segundo o ministério. O investimento é de R$ 1,17 bilhão.

Esta vacina pode custar até R$ 1.500 reais na rede particular, e estará disponível gratuitamente pelo SUS. A imunização será imediata, com foco em gestantes a partir da 28ª semana de gestação, sem restrição de idade para a mãe. O objetivo é proteger os bebês menores de 6 meses. A expectativa do ministério é de que a vacinação seja realizada durante todo o mês de dezembro. A meta é vacinar, no mínimo, 80% do público-alvo. Até 2027, o ministério prevê a compra de mais 4,2 milhões de doses.

Com a chegada das doses às Unidades Básicas de Saúde, as equipes também vão atualizar outras vacinas da gestante, como influenza e covid-19.

O VSR é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos. Até novembro de 2025, o Brasil registrou 43 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados por VSR. Desses casos, mais de 35 mil foram de crianças menores de dois anos, 82,5% do total de casos.

Para saber a quantidade das primeiras doses que vão ser distribuídas para o seu estado, acesse gov.br/saude.


 Com supervisão de Ana Gabriella Sales, da Agência Rádio Gov, em Brasília, Estefania Lima.


 

Comentários